quarta-feira, 20 de outubro de 2010

COMO SE TRABALHA COM PROJETOS


A grande característica do trabalho com projetos é poder negociar e conquistar os alunos para o tema do trabalho, pois eles são sujeitos da aprendizagem e nós professores, seus parceiros.
O Projeto, como o próprio nome diz, é o esboço do que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver A todo momento podemos rever a idéia inicial para poder levar adiante sua execução e ou reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.
Maria Elizabeth de AlmeidA, menciona alguns conceitos essenciais para o trabalho por projetos, no qual se considera o aluno sujeito da aprendizagem – protagonista na construção e representação do conhecimento.
Trabalhar com projetos parte das questões de investigação. O aluno desenvolve competências a tomada de decisões, as quais são essências para atuação na sociedade atual, caracterizada por incertezas, verdades provisórias e mudanças abruptas.
Um projeto pode partir do questionamento referente a uma única área do conhecimento e, em seu desenvolver-se, Isto é, pode ir se expandindo e se articulando à conceitos de outras áreas ou também pode acontecer o inverso. Iniciar com uma questão abrangente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito.
Enfim,a criação de um projeto define-se em um resultado a ser alcançado. É assim que se constrói o ato de aprender e ensinar e se imagina a interação professor-aluno.

Abraços

Mirene da Cunha

4 comentários:

  1. Realmente o trabalho com projetos requer contínuo planejamento, onde integra-se conhecimentos, tornando o processo ensino aprendizagem mais dinâmico e efetivo.

    ResponderExcluir
  2. Mirene,adoro abrir suas atividades... rs Sempre enfeitadinhas, com margens, uma graça ! Obrigada por compartilhar tanto capricho !
    Seu blog está muito bom,super objetivo ,refletindo seu compromisso com a educação !
    Parabéns !!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Mirena, desculpa só hoje passar por seu blog. As atividades do fim de ano são esmagadoras. Gostei muito do seu blog. caprichado criativo. Um abraço e Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo, MIRENE, foi erro de digitação mesmo.

    ResponderExcluir